Em 6 de dezembro de 2024, os líderes do Mercosul e da União Europeia (UE) anunciaram, em Montevidéu, a conclusão das negociações do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a UE. Esse anúncio encerrou um processo negociador que durava cerca de 25 anos. O Acordo integra dois dos maiores blocos econômicos do mundo. Juntos, Mercosul e UE reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares. No entanto, essa parceria comercial ainda não foi assinada e conta com a resistência de alas protecionistas europeias. O agronegócio brasileiro, como principal interessado no sucesso das negociações, pode ser um importante mediador para que o acordo vá adiante. É sobre isso que Natália Fernandes, coordenadora do Núcleo de Inteligência de Mercado da CNA, e Oliver Stuenkel, pesquisador em Carnegie e Harvard e professor de Relações Internacionais da FGV, falam nesta segunda parte da conversa sobre o agro na geopolítica mundial. No último programa, eles destacaram as relações comerciais entre Brasil e China.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
- Precisando de alguma indicação de equipamentos para gravar seus vídeos?
Veja alguns que já usamos e recomendamos (assim você também nos ajuda a realizar novas reportagens):https://mercadolivre.com/sec/1MNZrZm
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.