Emater

Anuário 2025 da cachaça – Secretaria de Agricultura inicia coleta de dados

O novo estudo sobre a cadeia produtiva da cachaça em Minas Gerais visa aprimorar políticas públicas para o setor. A Secretaria de Agricultura do estado iniciou nesse mês de agosto 2025, a coleta de dados com produtores para elaborar a segunda edição do “Diagnóstico do Perfil dos Empreendimentos de Cachaça de Alambique”, prevista para 2026. O objetivo é enfrentar a alta informalidade (87%) no setor, promovendo a formalização dos alambiques. A primeira edição do diagnóstico, lançada em 2024, mostrou a relevância socioeconômica da cachaça mineira, com 79,2% dos empreendimentos gerando empregos e 93% operando em propriedades de menos de 20 hectares, onde pequenos produtores controlam todo o processo produtivo.
Edilson Nicolau tem mais informações direto da Emater Minas.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

  • Leia as regras na descrição
  • Precisando de alguma indicação de equipamentos para gravar seus vídeos?
    Veja alguns que já usamos e recomendamos (assim você também nos ajuda a realizar novas reportagens):https://mercadolivre.com/sec/1MNZrZm

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta