Cotações Agropecuárias

Carne bovina fecha mês de maio em baixa; Frango e suíno seguem com exportações expressivas

No acumulado de janeiro, no entanto, a carne suína segue com balanço positivo, principalmente quanto às exportações. Vlamir Brandalizze comenta os fechamentos do mercado das carnes no mês de maio, destacando, entre outros números, o recorde histórico de exportações do frango, com mais de 2,037 milhões embarcados desde janeiro.

Os valores de toda a cadeia pecuária nacional – bezerro (de 8 a 12 meses), boi gordo para abate e carne (carcaça casada) – recuaram com certa força ao longo de maio. Segundo pesquisadores do Cepea, este cenário está atrelado sobretudo à maior oferta de animais neste final de safra. A maior disponibilidade de gado em 2023 – especialmente de fêmeas –, por sua vez, é resultado de investimentos realizados pelo setor pecuário nos últimos anos.

Já o suíno, opera, em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea, nos menores patamares nominais do ano. Pesquisadores do Cepea indicam que o mês de maio se encerrou com os preços do animal vivo e da proteína em fortes quedas, resultado da demanda enfraquecida, tendo em vista a restrição orçamentária de muitos consumidores neste período do mês, e da oferta elevada de animais prontos para o abate. Este cenário também levou frigoríficos a demandarem menos lotes de animais, o que reforçou a pressão sobre os preços

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta