Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE (Instituto Brasileiro de Feijão Pulses e Colheitas Especiais) proseou com Francys de Oliveira sobre o potencial de comercialização do feijão, e como atender à demanda por aumento no consumo. Marcelo explicou o que atualmente é feito dentro das fazendas, onde o produtor tem utilizado muitos insumos biológicos e sistemas regenerativos; ele também fala sobre a diferença de sabores do feijão. Lüders destaca os principais polos produtivos do Brasil, o aumento da qualidade da produção nacional, e as possibilidades de crescimento para comercialização interna e para exportações.
Em 2023, a Embrapa desenvolveu um concentrado de proteína a partir do feijão carioca, chamado de “bean protein”, que surge como uma opção vegetal ao whey protein. Com aproximadamente 80% de teor proteico, esse produto é rico em aminoácidos essenciais e pode ser incorporado em diversos alimentos, como hambúrgueres, bebidas vegetais e suplementos nutricionais. O objetivo da pesquisa é aumentar a disponibilidade de suplementos à base de plantas, incentivar o consumo do feijão e fortalecer o mercado nacional de proteínas vegetais.
Essa é apenas uma das vertentes para o crescimento comercial e de consumo do feijão. É sobre isso que falaremos nesse bloco na sequência da nossa prosa com o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
- Precisando de alguma indicação de equipamentos para gravar seus vídeos?
Veja alguns que já usamos e recomendamos (assim você também nos ajuda a realizar novas reportagens):https://mercadolivre.com/sec/1MNZrZm
Descubra mais sobre Paracatu Rural ™
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





