As geadas registradas no Sul do Brasil nos meses de junho e julho afetaram a oferta de forragens para a produção pecuária. Em meio a esse cenário, o trigo forrageiro tem demonstrado maior tolerância ao frio em comparação a outras culturas comuns na região, aponta pesquisa da Embrapa.
A base forrageira de inverno no Sul é composta principalmente por aveia, trigo e azevém. Segundo o pesquisador Renato Serena Fontaneli, da Embrapa Trigo, a aveia preta é a cultura mais sensível à geada, seguida da cevada e da aveia branca. “A geada costuma afetar a aveia causando o crestamento das plantas. Quando a geada é seguida de dias ensolarados, a planta pode se recuperar entre quatro e sete dias, mas o crescimento é mais lento, devido às baixas temperaturas e dias curtos, até a plena oferta de forragem de aveia”, explica o pesquisador.
O azevém, geralmente semeado junto com a aveia em março e abril, costuma iniciar a produção de forragem apenas no final do inverno. Já o trigo forrageiro, semeado no mesmo período, permite ciclos de pastejo mais precoces, estendendo a oferta de pasto por vários meses.
Rafael Mendonça, direto da redação, traz mais detalhes sobre as opções de forragem de inverno e a análise de especialistas da Embrapa.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
- Precisando de alguma indicação de equipamentos para gravar seus vídeos?
Veja alguns que já usamos e recomendamos (assim você também nos ajuda a realizar novas reportagens):https://mercadolivre.com/sec/1MNZrZm
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






