Arroz mercado agricola

Cotações do arroz disparam após corrida do consumidor às gôndolas

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou, no último dia 20 de maio, durante reunião extraordinária realizada remotamente, proposta para zerar o imposto de importação de três tipos de arroz.

Com isso, dois tipos de arroz não parboilizados e um tipo polido/brunido foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec), atendendo a pedido do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para evitar, segundo os representantes do governo, que a oferta nacional do produto seja comprometida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 70% da produção nacional. Contudo, o favorecimento às importações pode tornar os preços internos desleais ao produtor brasileiro, situação semelhante, em partes, ao que aconteceu com o leite em 2023 e início de 2024.

Vlamir Brandalizze ressalta que as indicações por parte do governo federal de que importará arroz tem causado grande impacto no mercado. Em um primeiro momento, consumidores intensificaram as compras, causando dificuldades para reposição no varejo. Com isso, crescem as cotações e também os valores nas gôndolas, algo que seria evitado em caso de uma postura estatal menos agitada.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X  

  • Leia as regras na descrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *