Leite

Crescimento da produção de leite deve ser tímido em 2026

O forte crescimento da produção tem reduzido os preços globais dos lácteos, mas a moderada expansão prevista para 2026 tende a aliviar parte dessa pressão. É o que avalia o Rabobank.
A produção de leite nas principais regiões exportadoras segue crescendo de forma acelerada, superando as expectativas anteriores do RaboResearch. Nos Estados Unidos, a produção avançou 4,2% em julho, o maior crescimento desde 2021, e manteve ritmo elevado em agosto, com aumento anual de 3,2%.
Na Nova Zelândia, o início da temporada também foi recorde, culminando em outubro, tradicionalmente o mês de maior oferta. A expectativa é que esse avanço continue até 2026, ainda que em ritmo mais moderado. Entre as sete principais regiões exportadoras, projeta-se que a oferta de leite cresça 1,8% na comparação anual no segundo semestre de 2025, desacelerando para 1,1% em 2026.
No campo da demanda, os mercados globais de lácteos seguem enfrentando dificuldades, especialmente entre consumidores de baixa e média renda. A fraqueza persistente da demanda é visível em diversos canais de alimentação, e a recuperação dependerá do aumento da confiança do consumidor. O cenário base do RaboResearch indica preços mais baixos até 2026, impulsionados pela maior disponibilidade de leite exportável.
De forma geral, a esperada desaceleração no crescimento da produção até 2026 deve contribuir para reduzir a pressão sobre os preços, conforme o mercado busca restabelecer o equilíbrio entre oferta e demanda. Entretanto, a continuidade de uma oferta abundante combinada com uma demanda mais fraca que o previsto pode acentuar as quedas de preços, como ilustrado no cenário pessimista.
E agora vamos dar um giro com as informações do mercado do leite pela Europa com Rafael Mendonça.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)


Descubra mais sobre Paracatu Rural ™

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta