Café

Mercado do café: incertezas econômicas marcaram o início de 2023

Segundo dados da Conab, a safra de café 2023 apresentou crescimento em relação à 2022, com o volume produzido de arábica e conilon em 55,1 milhões de sacas de café beneficiado, crescimento de 8,2%.

Mesmo sob o ciclo de bienalidade negativa, a produção foi superior à da

safra passada, a qual foi acometida por baixas precipitações pluviométricas, longas estiagens e temperaturas acima do normal durante parte do seu desenvolvimento.

A área total destinada à cafeicultura no país, em 2023, (arábica e conilon) totalizou 2,24 milhões de hectares, redução de 0,3% sobre a área da safra anterior, com 1,87 milhão de hectares com lavouras em produção, um crescimento de 1,8% em relação ao ano anterior, e 361,6 mil hectares em formação, com redução de 9,5%.

Apesar dos bons números envolvendo a produção cafeeira no Brasil, o ano de 2023, em especial no início, foi de muita incerteza. A entrada de um novo governo gerou apreensão no mercado. Além disso, o preço do dólar foi outro ponto de preocupação. Haroldo Bonfá, economista da Pharos Consultoria, comenta sobre a influência da economia no agro.

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL YOUTUBE

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta