Balsa_Ribeirão_Entre_Ribeiros_Marinha_Brasil
Transporte

Balsa do Ribeirão Entre Ribeiros é apreendida pela Marinha do Brasil

Balsa do Ribeirão Entre Ribeiros é apreendida pela Marinha do Brasil

O fato aconteceu no último sábado. A Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval (da Marinha do Brasil) enviou explicações em nota à imprensa.

Na tarde do último sábado, 18/07, o Paracatu Rural foi informado por usuários da balsa que realizava travessia de veículos e pessoas sobre o Ribeirão Entre Ribeiros, na divisa dos municípios de Paracatu e Unaí, que a Marinha do Brasil realizou vistoria e apreendeu a embarcação. Segundo as informações iniciais não foram apresentados os documentos da balsa.

O Paracatu Rural entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval (da Marinha do Brasil), que enviou neste domingo, 19, a seguinte nota à imprensa:

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1° Distrito Naval, informa que a Delegacia Fluvial de Pirapora, em Inspeção Naval de rotina, notificou e retirou de tráfego a Balsa que realizava a travessia entre os municípios de Unaí e Paracatu-MG.

No momento da abordagem, a balsa apresentava as seguintes irregularidades: ausência de calços para os veículos transportados, ausência de documentação de inscrição, ausência de condutor habilitado junto à Marinha do Brasil (MB), equipamento de salvatagem em mau estado de conservação, e condições estruturais precárias, com água nos porões.

Desta forma, foi infringida a Lei 9.537/97, que dispõe sobre Segurança do Tráfego Aquaviário, e Normas da Autoridade Marítima (NORMAM-03), sendo os itens citados passíveis de retirada de tráfego e apreensão.

A Marinha do Brasil (MB) reitera a importância da responsabilidade dos navegantes na condução segura das embarcações e disponibiliza o número 185 para relato de emergências aquaviárias, denúncias e recebimento de informações. Além disso, a Delegacia Fluvial de Pirapora pode ser acessada pelos telefones (38) 3741-1855/3741-3394 e e-mail dlpira.secom@marinha.mil.br.

Essa balsa foi doada pela Ruralminas há cerca de 40 anos. A sua apreensão acarretará aos usuários da via uma volta com aumento de distância de cerca de 30 km a ser percorrido. Ainda maior será a distância para produtores ou profissionais que passam por ali diariamente que vão de Unaí ou de Brasilândia para o projeto Entre Ribeiros. Há anos os usuários reivindicam uma ponte naquele local, que pelos relatos seria uma ponte de aproximadamente 50 metros de comprimento.

Um dos responsáveis pela balsa informou ao Paracatu Rural que os fiscais da Marinha apenas estavam cumprindo seu papel. E que a balsa estava sendo usada, pois era a única opção para travessia naquele local. Há trafego de carros, caminhões, ônibus escolares, … O interesse é de toda a região e atenderá os municípios de Paracatu e Unaí para escoamento da produção agrícola e pecuária.

Segundo o responsável pela balsa, há uma verba, providenciada por um deputado federal, destinada à construção da ponte, mas que ainda não foi informada pela prefeitura uma data para construí-la.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paracatu e estamos no aguardo da resposta quanto à solução para este problema.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

Deixe uma resposta