04-11 - leite valdir
Leite Pecuária Leiteira

Cuidados que o PRODUTOR de LEITE deve tomar para DIMINUIR CUSTOS de produção e melhorar a QUALIDADE

Cuidados que o PRODUTOR de LEITE deve tomar para DIMINUIR CUSTOS de produção e melhorar a QUALIDADE

Valdir Rodrigues, presidente da COOPERVAP, fala que o preço do leite, muitas vezes não depende do produtor, mas o pecuarista tem várias ações a desenvolver para melhorar a atividade, como a genética ou mesmo o descarte daqueles animais que já não rendem o que deveriam e ajudam a produção.

Os desafios enfrentados diariamente pelos produtores de leite no Brasil só poderão ser diminuídos com uma política pública voltada para o setor. Essa é a opinião do comentarista Benedito Rosa, que defende um modelo de negócio similar ao que ocorre em países que têm na cadeia leiteira um importante vetor da economia e de fornecimento de alimento básico para a população.

Segundo Benedito, o custo da ração é o grande problema do momento, já que o insumo representa, no mínimo, 40% do custo da produção. “Sem o preço do leite reagir, nos coloca em uma conjuntura ruim e de perspectiva pouco animadora”, finalizou.

Em que pesem os avanços recentes, especialmente quanto à defesa comercial e à modernização da atividade, o setor leiteiro deve buscar a implementação de medidas que proporcionem maior estabilidade e previsibilidade aos preços recebidos pelas indústrias e pelos produtores – condição indispensável à sobrevivência de uma atividade leiteira especializada. Mesmo com a redução da sazonalidade da produção, a tendência é de que a produção no período das águas ainda seja ligeiramente maior que no período de seca. Para minimizar a sazonalidade nos preços recebidos e consolidar a competitividade do setor leiteiro, tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional, algumas medidas podem ser adotadas, como a Redução da tributação; Empréstimo do Governo Federal para o Leite; Combate às fraudes; Criação de mercado futuro para as principais commodities lácteas; Manutenção das medidas antidumping e consolidação da Tarifa Externa Comum para leite em pó e queijos; Instituição de programas sociais que utilizem leite e derivados de origem nacional e ainda uso obrigatório do leite na merenda escolar; Aquisição subsidiada de tanques de resfriamento para pequenos produtores; Ampliação das exportações de leite e derivados; Fortalecimento do cooperativismo leiteiro, entre outras. 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

Deixe uma resposta