17-09 - organicos agricultura familiar
Agricultura Familiar

Incentivos à produção de ORGÂNICOS pela AGRICULTURA FAMILIAR terá audiência pública em Brasília-DF

Incentivos à produção de ORGÂNICOS pela AGRICULTURA FAMILIAR terá audiência pública em Brasília-DF

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na segunda-feira (20) para debater a agricultura familiar e a produção orgânica de alimentos.

O debate foi sugerido pelos deputados Heitor Schuch (PSB-RS) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG). Eles destacam que há uma tendência de valorização dos sistemas orgânicos de produção, motivada por uma demanda mundial de maior sustentabilidade ambiental.

“Propomos a realização da audiência pública como forma de dinamizar a tecnologia, a regulamentação e o incentivo para a viabilização da produção orgânica da agricultura familiar e dos empreendimentos rurais familiares”, diz o requerimento assinado pelos deputados.

“Mesmo que a produção orgânica de alimentos não tenha como premissa única a produção no contexto da agricultura familiar, esse espaço se constitui como o lócus ideal para o desenvolvimento da agroecologia, tendo em vista que é nesse espaço que suas bases (sociais, econômicas, ambientais, culturais) podem ser desenvolvidas, respeitadas e fortalecidas”, afirmam os parlamentares.

A audiência está marcada para as 14 horas, na próxima segunda-feira, na Câmara dos Deputados.

Já no Senado, os senadores criticaram falta de apoio à agricultura familiar durante a pandemia da covid-19 e culpam governo pelo crescimento da insegurança alimentar no país. Integrantes da Comissão de Agricultura defendem que regularização fundiária e novas regras para licenciamento ambiental também devem ser prioridade da União, como mostra Raquel Teixeira da Rádio Senado.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

Deixe uma resposta