Café cafeicutura

Lavouras de café do Vietnã enfrentam problemas durante a florada; produtividade é incerta

A propriedade rural Três Meninas, de Monte Carmelo, na Região do Cerrado Mineiro, foi uma das finalistas do Prêmio de Sustentabilidade da Exposição de Cafés Especiais 2024 (SCA – Specialty Coffee Expo), realizada de 12 a 14 de abril, em Chicago, nos EUA. A fazenda do casal Paula e Marcelo Urtado, que também é embaixador da Região do Cerrado Mineiro, adota práticas inovadoras desde 2016, promovendo um ambiente propício para a produção de café carbono neutro e ganhando mais independência no uso de produtos, além de mais resiliência. Em colaboração com universidades e institutos de pesquisa, o casal desenvolveu técnicas para lotes excepcionais e microlotes exclusivos, utilizando tecnologia de ponta para pós-colheita e estudos em fermentação controlada.

Para Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, esta conquista reforça o foco dos cafeicultores da região em buscar cada vez mais práticas regenerativas que preservem e protejam o bioma do cerrado.

Vamos agora falar de mercado do café. O economista Haroldo Bonfá, da Pharos Consultoria, analisa a terceira semana de abril, marcada novamente por alta nos preços do café. Segundo ele, a situação da safra vietnamita ainda traz incertezas para os negócios futuros. No Brasil, os produtores, mesmo com a realização de lucros que se iniciou na última quinta (18), ainda aproveitam os bons patamares das cotações para realizarem vendas.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X  

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta