08-12 - carnes
Análise de Mercado Aves Pecuária de Corte Suinocultura

Noroeste de MG tem maior procura por BOI GORDO

Noroeste de MG tem maior procura por BOI GORDO

O leiloeiro Moacir Naves diz que setor teve maior procura pelo boi gordo, porém, devido às chuvas houve impossibilidade de movimentação dos animais e o mercado fica estável. Vlamir Brandalizze disse que as carnes têm crescimento na exportação e mercado firme. BOI está pressionando para cima. FRANGO já segue com fôlego para bater mais recordes em 2022. SUÍNO também tem boa expectativa para exportação.

Os preços médios da arroba bovina negociada em São Paulo estão se mantendo acima dos R$330 desde o início deste ano, atingindo recorde nominal diário no dia 5/1, quando fechou a R$345,25. Segundo pesquisadores do Cepea, a retomada dos envios de carne bovina à China vem sustentando os valores da arroba. Além da demanda mais aquecida por novos lotes para abate por parte de frigoríficos, a oferta de animais segue baixa. Em Minas Gerais e em partes de Goiás, especificamente, pesquisadores do Cepea indicam que as frequentes chuvas nestas últimas semanas causaram enchentes e dificuldades em carregar gados, tendo em vista que algumas estradas ficaram interrompidas. Houve relatos, também, de cancelamento de leilões em determinadas cidades do estado mineiro. 

Já os preços do frango inteiro estão em queda neste começo de janeiro na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, a pressão vem da menor demanda, como típico em início de ano. No front externo, a desvalorização do Real frente ao dólar e o forte incremento no volume exportado garantiram receita recorde com os embarques de carne de frango em dezembro. 

Quanto as exportações brasileiras de carne suína 2021 encerrou com volumes elevados e seguem registrando bom desempenho neste começo de 2022. Pesquisadores do Cepea indicam que, mesmo diante do bom desempenho dos embarques, os preços do suíno apresentam forte queda nestas primeiras semanas de janeiro. A oferta elevada de animais e a demanda doméstica enfraquecida têm derrubado as cotações no mercado independente de todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Do lado da oferta, as vendas abaixo das expectativas em dezembro fizeram com que produtores iniciassem janeiro com lotes de animais para abates represados. Na ponta final, o consumo tipicamente reduzido de janeiro se somou ao baixo poder de compra da população, reforçando o movimento de queda nos preços.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

Deixe uma resposta