Polinização Manual e Frutificação do Maracujá
5º Episódio sobre Manejo do Maracujazeiro
As espécies de maracujazeiro são plantas trepadeiras herbáceas ou lenhosas, podendo atingir de 5 m a 10 m de comprimento. A maioria das espécies apresenta:
- Crescimento vigoroso e contínuo.
- Sistema radicular superficial.
- Longo período de produção, com florescimento e frutificação em vários meses do ano.
Dependendo da espécie, as folhas, flores e frutos apresentam vários formatos, cores e tamanhos. As flores são hermafroditas, grandes, vistosas e protegidas na base por brácteas foliares.
A corona, formada por vários filamentos ou fímbrias, é a marca característica do gênero Passiflora. A depender da espécie, a abertura da flor pode ocorrer no período matutino, vespertino ou noturno, sendo que algumas espécies são sensíveis ao fotoperíodo, ou seja, necessitam de dias mais longos para induzir o florescimento.
As flores do maracujá são hermafroditas, ou seja, apresentam tanto as estruturas reprodutivas femininas quanto as masculinas na mesma flor. As anteras são as estruturas masculinas que contêm pólen; e os estigmas são as partes femininas que recebem o pólen que fecundará o ovário, logo abaixo.
A flor do maracujá apresenta cheiro característico e grande quantidade de néctar, tornando-se bastante atrativa para vários insetos.
No 5º episódio de nossa série sobre o manejo do maracujazeiro, o pesquisador da EMBRAPA, Fabio Gelape Faleiro, engenheiro agrônomo, proseou com Francys de Oliveira sobre Polinização Manual e Frutificação do Maracujá.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.