resultados expô paracatu gir e guzerá
Agronegócio

EXPÔ PARACATU – GIR E GUZERÁ – RESULTADOS

EXPÔ PARACATU – GIR E GUZERÁ – RESULTADOS 2018

 

De 1º a 05/08/18 aconteceu a 32 ª Expô Paracatu no Parque de Exposições Emiliano Pereira Botelho e foi um sucesso.

A ExpôParacatu contou com shows, torneio leiteiro, rodeios, leilões, stands empresariais, julgamento de raças, competição entre os melhores animais do país em diversas modalidades, parque de diversões, comidas, e principalmente oportunidades para o produtor rural realizar bons negócios.

Entre as atividades, um destaque importante foram os torneios leiteiros, da raça GIR e GUZERÁ, que inclusive bateram recorde mundial (nós falamos sobre essa quebra de recorde na semana passada).

 

GIR

Criada no território indiano, onde é conhecida pelo mesmo nome. Animal de boa aparência, dócil, vigoroso, e de boa conformação. No Brasil, esta raça ocupa o segundo lugar entre os animais registrados, e é muito apresentada nas exposições agropecuárias. Apresenta bons resultados em cruzamentos para produção de carne e de leite.

Uma das vantagens destacadas pela associação de criadores dessa raça é a resistência a endoparasitas e ectoparasitas. Por serem animais rústicos, a resistência da raça muitas vezes dispensa a utilização de medicamentos e carrapaticidas.

Além disso é uma raça extramamente dócil e muito utilizada em cruzamentos com a raça Holandesa, que dão origem a uma nova raça chamada Girolando. Quando adulto, atinge cerca de 500kg nas fêmeas e 800km nos machos.

Ao nascer, os bezerros são pequenos, mas muito resistentes.

 

GUZERÁ

Primeira raça zebuína a ser introduzida no Brasil, a raça Guzerá se destaca dentre as demais de dupla aptidão.

Rusticidade, rendimento da carcaça, precocidade, conversão alimentar, fertilidade e habilidade materna tornam esse bovino indiano um dos preferidos dos pecuaristas brasileiros. Portanto, se você pretende investir na criação de Guzerá, esta pode ser a oportunidade de negócio promissor e lucrativo.

Os cruzamentos para aprimorar as aptidões de corte tornaram o Guzerá um animal valioso, principalmente por sua rusticidade e habilidade maternal. Talvez seja esse um dos principais fatores para que grande parte das linhagens sejam direcionadas para corte.

 

Saiba quais foram os vencedores da EXPÔ PARACATU 2018

Deixe uma resposta