Irrigação-sustentabilidade
Agronegócio

IRRIGAÇÃO, SUSTENTABILIDADE – barramentos no RS

IRRIGAÇÃO, SUSTENTABILIDADE

barramentos no RS armazenam água para produção o ano inteiro

 

O II Seminário de Tendências do Agronegócio, organizado pelo SEBRAE e IRRIGANOR, que ocorreu no mês de maio, levou a discussão sobre dois importantes temas: irrigação e sustentabilidade.

O evento (que em 2017 aconteceu aqui em Paracatu) foi realizado este ano na cidade de Unaí e o Paracatu Rural acompanhou toda a programação para trazer a você ouvinte, homem e mulher do campo mais sobre o meio rural com participação de importantes nomes do Agro no Brasil.

Um dos palestrantes do Seminário foi o Ivo Melo, engenheiro agrônomo, Coordenador Regional do Instituto Rio Grandense do Arroz em Uruguaiana – RS. Eu conversei com o Ivo que fez um apanhado sobre o assunto debatido em sua palestra.

 

IRRIGANTES DO RS usam 98% da água dos rios

 

Em 2015 foram concluídos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, porém, o Ivo Melo explica que os irrigantes do Rio Grande do Sul já atuavam seguindo essas diretrizes muitos anos antes da assinatura de tais objetivos.

Um deles, por exemplo, é “Promover a integração sustentável entre campo e cidade, tendo em vista a importância da conservação e do uso sustentável dos mananciais hídricos para o abastecimento e saneamento nas cidades, além da produção de alimentos (segurança alimentar e nutricional), fibras e energia renovável”

 

ARROZEIROS DO RS há anos são sustentáveis 

 

O Brasil, mesmo sendo uma potência no que se refere à disponibilidade de água em seu território, vem encontrando problemas com a escassez hídrica, em muitos casos causada pelo incorreto manejo de seus recursos, pela poluição, pela falta de infraestrutura adequada, ou pela utilização de forma não sustentável. No país, cerca de 72% de todo o consumo é realizado por sistemas de irrigação na agricultura, um número muito abaixo da média dos países subdesenvolvidos (82%).

 

ARMAZENAMENTO DE ÁGUA EM BARRAMENTOS soluções alcançadas com diálogo

 

Deixe uma resposta