Soja

Safra de soja 2024/25 deve ter aumento de área no Brasil

Chuvas no Sul e Sudeste brasileiro interromperam pontualmente a colheita de soja na semana passada, de 18 a 22 de março, em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea. Esse cenário e preocupações com a produtividade nacional – que pode ser menor em parte das praças – deixaram sojicultores cautelosos nas novas negociações no spot. Pesquisadores do Cepea indicam que, por outro lado, o interesse de agentes em comercializar para o mercado externo esteve maior, mas a liquidez acabou sendo limitada pela baixa disponibilidade de espaço nos portos brasileiros. Na Argentina, outro importante fornecedor global de oleaginosa e derivados, a escassez hídrica no período de desenvolvimento do grão e, mais recentemente, o excesso de chuva, podem reduzir a qualidade das lavouras. Diante disso, os prêmios de exportação de soja no Brasil subiram na semana passada, o que, por sua vez, influenciou também a alta nas cotações domésticas.

Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, destaca a boa produtividade da soja colhida no Rio Grande do Sul. O estado deve ser responsável por cerca de 22 milhões de toneladas na safra atual. Em relação à safra 2024/25, o plantio começa a ganhar ritmo no Brasil, e a tendência é de aumento na área plantada durante o ciclo.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X  

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta