Cooperativas

Cooperativismo se destaca como alavanca à economia mineira

Comemoração do 101º Dia Internacional do Cooperativismo realizada pelo Sistema Ocemg coloca em evidência a força do setor no crescimento do estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, reforçou ontem (19) que o setor cooperativista contribui substancialmente para a geração de emprego e renda e a melhoria de vida da população mineira, consequentemente impulsionando o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em solenidade que comemorou o 101º Dia Internacional do Cooperativismo em Belo Horizonte, realizado pelo Sistema Ocemg, o governador disse que Minas vem crescendo de forma mais acelerada que os outros Estados, e destacou o papel do cooperativismo nesse processo. “Minas Gerais já representa 9,3% do PIB nacional, e as cooperativas têm um peso muito grande na nossa economia. Não há melhor programa social do que um emprego digno”, afirmou.

O cooperativismo tem se destacado como um dos segmentos que mais vem crescendo nos últimos cinco anos no estado. Nesse período, a movimentação econômica do setor passou de R$ 53,7 bilhões para R$ 118,4 bilhões, um salto de 120,7%, segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023, elaborado pelo Sistema Ocemg. Só em 2022, a taxa de emprego nas cooperativas mineiras subiu 7%, com geração de 3.579 postos de trabalho, totalizando 54.535 empregados. O segmento já representa 12,8% do PIB do Estado. “A sociedade desconhece a ferramenta que somos para alavancar não só a economia, mas a cultura, o social. As cooperativas estão cada dia melhor preparadas, com uma gestão eficiente, para se desenvolver economicamente e com isso rebocar o desenvolvimento social”, salientou o presidente do Sistema Ocemg e anfitrião do evento, Ronaldo Scucato.

Existem no mundo 3 milhões de cooperativas e 1 bilhão de cooperados, empregando 280 milhões de pessoas, ou 10% da população global. No Brasil, o cooperativismo abrange quase 19 milhões de cooperados, 4.881 cooperativas, cerca de 500 mil empregos diretos. “É um modelo de negócios que já está maduro em todo o país e no mundo”, frisou a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella.

Reconhecimento – Durante a comemoração do 101º Dia Internacional do Cooperativismo, o governador Romeu Zema recebeu do presidente do Sistema Ocemg a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, honraria que leva o nome do primeiro presidente da Ocemg e reconhece a contribuição de quem trabalha pelo desenvolvimento e o fortalecimento do cooperativismo.

Também foram homenageadas quatro cooperativas mineiras que completam 50 anos de atuação em 2023: Unimed Juiz de Fora, Unimed Varginha, Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Frutal (Cofrul) e Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Alto do Rio Pardo (Coodepar).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema Ocemg

Deixe uma resposta