31-01 - tranportes
Transporte

Secretaria de Transportes de Paracatu MG comenta trégua das chuvas

Secretaria de Transportes de Paracatu MG comenta trégua das chuvas

O Paracatu Rural proseou com o secretário municipal de transportes, Gabriel Antônio de Oliveira Claudino. Segundo ele, agora que as chuvas deram uma trégua, os trabalhos estão a todo vapor para recuperar essas estradas rurais e ajudar o trabalho do homem do campo, e também pensando na locomoção dos alunos na volta às aulas.

Com o alto volume de chuvas que caíram em todo o Estado de Minas Gerais, o trânsito de veículos pelas estradas estaduais, federais e também as estradas rurais (vicinais) ficaram parcial ou integralmente interrompidas. Foram deslizamentos de terra, quedas de barreira, árvores ou pedras nas pistas, buracos e outras consequências das chuvas e de seus reflexos, como a cheia de rios.

Aqui em Paracatu MG não foi diferente e a Prefeitura registrou transtornos em estradas rurais, o que causa dificuldades para quem mora nesses locais e precisam utilizar as vias para acesso às cidades.

A logística no escoamento da produção é um fator de grande importância no processo da cadeia produtiva. O Brasil possui uma das piores infraestruturas modais de transporte se comparado a outros países, devendo-se principalmente pelo fato da principal matriz de transporte do país ser o de rodovias, a menos eficiente para a realização de transporte entre os diversos modais disponíveis. 

Segundo INTEGRATION (2016) “apenas 13% das rodovias são pavimentadas, sendo que dentre as pavimentadas, em 45% das vias há uma pavimentação ruim, em 65% há problemas na sinalização – sendo que 15% não tem nenhum tipo de sinalização – e 40% não possuem acostamento”. Desse modo, o país perde em competitividade decorrente dos problemas no escoamento que vão da propriedade até o destino final.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

Deixe uma resposta