Meio Ambiente PODCAST

Alevinos são soltos na Bacia do Rio São Francisco e árvores plantadas às margens do Rio Paracatu em ação ambiental do Rotary Clube Paracatu

O Rotary Clube de Paracatu realizou no dia 05/04/2024, às margens do Rio Paracatu afluente do Rio São Francisco, na região do Condomínio Entre Ribeiros, o plantio de mudas e a soltura de alevinos, ações de meio ambiente, uma das principais áreas de enfoque do Rotary Internacional.

A primeira ação, em parceria com o IEF – Instituto Estadual de Florestas, foi o plantio de mudas nativas de ipê branco e de flamboyant visando recompor a mata ciliar nativa das margens do Rio Paracatu evitando assim o assoreamento formando uma barreira natural cuja proteção traz harmonia e integração do ecossistema. Estas são as futuras árvores que simbolizarão a contribuição da entidade com a natureza.

A segunda ação, em parceria com a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, foi a Soltura de cerca de 12 mil alevinos das espécies nativas Curimatã e Matrinxã, sendo filhotes com até 20cm, que visa recompor e melhorar o estoque pesqueiro, devolver espécies que possam estar ameaçadas ou com rara ocorrência na região e aumentar a variabilidade genética, além de garantir mais disponibilidade de proteína animal, bem como atenção aos pescadores e comunidades ribeirinhas que precisam dos recursos pesqueiros para subsistência e ou incremento de renda, bem como aumentar o atrativo turístico, conforme informações do Rotary Clube de Paracatu.

A ação enfatizou a educação ambiental e contou com a presença e participação dos alunos, diretora e professores da E. M. Altina de Paula Guimarães, Rotary Kids, rotarianos do Rotary Clube de Paracatu e Paracatu 200, rotaractianos do Rotaract Club de Paracatu, damas da Casa da Amizade, funcionários do Condomínio Entre Ribeiros, Equipe da Guiastur, Vereadores e Equipe da Câmara Municipal de Paracatu, Servidores da Codevasf, Conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, Servidores do IEF Noroeste e Conselheiros do Parque Estadual de Paracatu, pescadores e demais participantes, gerando conscientização da necessidade e importância de cada vez mais realizarem ações práticas, bem como conhecer e melhor cuidar das espécies nativas da fauna e flora da bacia do Rio São Francisco, para garantir e buscar devolver um meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

 

Ivonete Antunes Ferreira, Coordenadora da Campanha, proseou com Francys de Oliveira sobre esse evento, acompanhe.

 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

ou no nosso canal ZapRural no whatsapp » https://whatsapp.com/channel/0029Va9wouRATRStAZZPs90X  

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta